Pesquisa Genial/Quaest aponta Bolsonaro atrás de Lula em nove pontos percentuais
Na manhã desta quarta-feira, 17 de agosto, a Genial/Quaest divulgou a mais recente pesquisa de intenção de votos para as Eleições deste ano; o levantamento ouviu duas mil pessoas entre os dias 11 e 14 de agosto e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, sob o protocolo BR-01167/2022.
De acordo com os dados levantados na pesquisa, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 36% de intenções de voto para o atual presidente, candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, do Partido Liberal.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista, com 6% das intenções de voto no primeiro turno; já a Senadora Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro, apresenta 3% das intenções de voto do eleitorado brasileiro para as Eleições de outubro.
Os candidatos Felipe d’Avila, do Novo; José Maria Eymael, do Democracia Cristã; Leonardo Péricles, do Unidade Popular; Sofia Manzano, do Partido Comunista Brasileiro; Soraya Thronicke, do União Brasil e a candidata Vera Lúcia, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, não pontuaram nesta pesquisa.
De acordo com os dados levantados na pesquisa, os que dizem que votarão em branco, nulo ou deixarão de votar, somam 6% do eleitorado brasileiro; a proporção dos indecisos, neste levantamento, também representa 6% do eleitorado do País.
O levantamento testou um hipotético cenário de segundo turno, Lula, do PT, totaliza 51% das intenções de voto no segundo turno, contra 38% das intenções de voto para o atual Presidente, Jair Bolsonaro, do PL; indecisos somam 4% e votos em branco, nulo ou não vão votar, totalizam 7% do eleitorado.