Recenseadores do IBGE sentem dificuldades para falar com moradores de Guaratuba
Os recenseadores do IBGE começaram a coletar dados para a nova edição do Censo em agosto. Mas em Guaratuba, no litoral do Paraná, os pesquisadores estão encontrando dificuldade. Os moradores não têm atendido ou se recusado a receber os recenseadores.
As atividades em campo do IBGE começaram no dia 1° de agosto em Guaratuba, através de visitas nas residências para coleta de informações. Depois dos relatos das dificuldades, a Prefeitura Municipal de Guaratuba emitiu um pedido para que a população receba bem o recenseador do IBGE em casa.
Os dados levantados pelo IBGE serão utilizados para o Censo, que é importantíssimo em pesquisas fundamentais para a elaboração de políticas públicas mais eficientes, como investimentos a serem feitos na saúde, infraestrutura ou educação em determinada região da cidade.
Recenseadores do IBGE
Os recenseadores em suas atividades estarão identificados com uniforme (colete azul do IBGE), crachá com foto e QR Code de identificação que pode ser fotografado e redicionará para o perfil do recenseador no site do IBGE.
Vale ressaltar também que a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 (regulamentada pelo Decreto nº 73.177 de 20.09.1973) dispõe sobre a obrigatoriedade da população prestar informações estatísticas ao IBGE.
O morador poderá também checar a identidade do funcionário com o IBGE, através do telefone 0800-721-8181.
Em Guaratuba, caso não se sinta seguro de compartilhar as informações, o morador pode se dirigir ao Posto de Coleta do IBGE, que fica na Rua José Nicolau Abagge 1330, anexo ao CRAS, para realizar o atendimento na sala da equipe.