Conheça os Planos de Governo dos Candidatos e Candidatas ao Governo do Estado do Paraná
De acordo com a Legislação Eleitoral vigente no Brasil, os Candidatos e Candidatas aos Governos dos Estados devem protocolar os seus Planos de Governo nos momentos dos pedidos de registro das suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
Após divulgar a declaração de bens dos Candidatos ao Governo do Estado do Paraná, o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, disponibilizou o acesso, através do seu site oficial, aos Planos de Governos dos Candidatos e Candidatas na disputa do pleito eleitoral deste ano.
Neste artigo traremos um breve resumo sobre os planos de governo de cada Candidato e Candidata ao Governo do Estado do Paraná; porém, caso você queira aprofundar e saber a íntegra de cada proposta basta você clicar nas palavras “Plano de Governo” nos perfis dos Candidatos(as) abaixo.
- Adriano Teixeira – Partido da Causa Operária:
O Candidato ao Governo do Paraná pelo Partido da Causa Operário, o PCO, Adriano Teixeira, apresentou um Plano de Governo contendo 07 páginas; o documento lista propostas que envolvem temas como: emprego, funcionalismo público, moradia, educação, economia e segurança pública.
Dentre as propostas apresentadas no Plano de Governo estão a proibição de ordens de despejo e desocupação, o fim da realização de vestibulares para o ingresso nas instituições de nível superior e a redução das jornadas de trabalho.
- Professora Angela – Partido Socialismo e Liberdade:
A Candidata ao Governo do Paraná pelo Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, Professora Angela Machado, apresentou um Plano de Governo contendo 73 páginas; o documento é dividido em 11 tópicos, entre eles: educação, segurança pública e mobilidade urbana.
Dentre as propostas apresentação há ações voltadas à desmilitarização de escolas e das Forças Policiais, além de propor a reformulação do Ensino Médio; o plano também menciona o fim dos pedágios e das concessões de rodovias paranaenses e o investimento no transporte ferroviário.
- Professor Ivan – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados:
O Candidato ao Governo do Paraná pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados, o PSTU, Professor Ivan, apresentou um Plano de Governo contendo 57 páginas; o documento é uma espécie de manifeste redigido pela Direção Estadual do Partido.
A legenda afirma que o documento é destinado à “revolução que destrua o capitalismo e que construa, na luta, um governo socialista dos trabalhadores; dentre as propostas defendidas estão a suspensão e auditoria da dívida pública do Estado.
- Ratinho Junior – Partido Social Democrático:
O Candidato ao Governo do Paraná pelo Partido Social Democrático, o PSD, Carlos Massa Ratinho Junior, apresentou um Plano de Governo contendo 114 páginas; o documento lista ações que o atual governador, tentando a reeleição, adotará em um hipotético segundo mandato.
As 50 primeiras págians do arquivo são reservadas para divulgar uma série de medidas que Ratinho executou no primeiro mandato; no espaço reservado para as propostas, o documento é dividido em 05 eixos que envolvem administração pública e inclusão social.
- Roberto Requião – Partido dos Trabalhadores:
O Candidato ao Governo do Paraná pelo Partido dos Trabalhadores, o PT, Roberto Requião, apresentou um Plano de Governo contendo 50 páginas; o documento apresenta três eixos de ação, com destaque para a proposta de aumentar o piso estadual do salário-mínimo regional em todas as áreas.
Dentre as diversas propostas apresentadas no plano de gestão do ex-governador Roberto Requião, há também propostas que visam a promoção da igualdade de gênero e de raça, o combate às desigualdades sociais e medidas de combate à fome e à pobreza.
- Solange Ferreira Bueno – Partido da Mobilização Nacional:
A Candidata ao Governo do Paraná pelo Partido da Mobilização Nacional, o PMN, Solange Ferreira Bueno, apresentou um Plano de Governo contendo 16 páginas; a Direção Estadual do Partido confeccionou um documento dividido em três partes.
O documento, intitulado “O Paraná do Amanhã, Agora” é dividido em três eixos, sendo eles: “Diálogo: o caminho da participação da sociedade nas decições do Governo”, “Competência administrativa para fazer o certo e o necessário” e ” Desenvolvimento sustentável para que todos e a natureza sejam respeitados” .
- Joni Correira – Democracia Cristã:
O Candidato ao Governo do Paraná pelo Partido Democracia Cristã, o DC, Joni Correia, apresentou um Plano de Governo contendo 50 páginas; o documento é dividido em duas partes, denominados “O Paraná tem pressa” e “as 19 macro áreas do plano de governo do Democracia Cristão”.
De acordo com informações disponibilizadas pela assessoria de comunicação da campanha do candidato ao Governo do Paraná, Joni Correia, caso seja eleito, as ações da sua gestão terão uma atenção mais que especial para mulheres, idosos, meio ambiente e empreendedorismo.
- Vivi Motta – Partido Comunista Brasileiro:
A Candidata ao Governo do Paraná pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB, Vivi Motta, apresentou um Plano de Governo contendo 97 páginas; o documento apresenta planos para áreas como educação, moradia, economia e emprego e transporte.
Dentre as diversas propostas apresentadas no plano de gestão de Vivi Motta estão o fim das concessões das rodovias estaduais paranaenses, a extinção de vestibulares nas universidades públicas e o passe-livre para estudantes e desempregados.
- Ricardo Gomyde – Partido Democrático Trabalhista:
O Candidato ao Governo do Paraná pelo Partido Democrático Trabalhista, o PDT, Ricardo Gomyde, apresentou um Plano de Governo contendo 69 páginas; no texto, o Partido apresenta 12 passos considerados fundamentais para a gestão do estado.
O plano defende a criação de um programa de renda mínima universal e investimentos em novas tecnologias, além de realizar a revisão do modelo do pedágio atual; o documento também propõe a reserva de vagas para negros em concursos públicos e a criação da Secretaria Especial das Mulheres.