Genial/Quaest divulga pesquisa de intenção e revela crescimento no voto útil em Lula
Na última quarta-feira, 21 de setembro, a Genial/Quaest divulgou o seu mais recente levantamento sobre a intenção de voto para à Presidência, a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, em 120 Municípios do País e entrevistou dois mil eleitores(as); sob o registro BR-04459/2022 no TSE.
De acordo com os dados divulgados no levantamento, o atual Presidente e candidato a reeleição, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, manteve os mesmos 34% de intenção de voto das últimas três pesquisas; o candidato Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista, recuou de 7% para 6%.
Luiz Inácio Lula da Siva, do Partido dos Trabalhadores, recuperou os dois pontos que havia perdido em relação ao último levantamento, na pesquisa anterior, divulgada no dia 14 de setembro, o ex-presidente aparecia com 42% de intenções, na divulgada ontem, Lula aparece com 44% de intenção de voto.
Essa recuperação pode ser reflexo de outro dado divulgado no levantamento, de acordo com o Instituto de Pesquisas Genial/Quaest cerca de 26% do eleitorado diz que aceita mudar a sua opção de voto para eleger o ex-presidente Lula no primeiro turno; à medida que, 64% rejeitam fazê-lo no primeiro turno.
Segundo o levantamento, 24% do eleitorado de Simone Tebet admite deixar de votar na Senadora para ajudar o ex-presidente, enquanto 72% negam; entre os que preferem Ciro Gomes, 33% dizem que migrariam para o candidato petista no primeiro turno; 63%, não.
Em um segundo turno, 50% do eleitorado cirista defende que o candidato apoie Lula, enquanto 18% defendem que o pedetista embarque na campanha de reeleição do atual Presidente e 29% preferem que ele viaje a Paris e/ou fique isento; enquanto entre os eleitores de Simone Tebet, há empate técnico: 35% querem apoio ao petista; 34%, ao Presidente.