Ciro Gomes segue decisão de PDT e declara apoio à Lula no 2° Turno das Eleições Presidênciais
No início da tarde desta terça-feira, 04 de outubro, o Partido Democrático Trabalhista, o PDT, anunciou apoio unânime a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, o PT, para à Presidência, no Segundo Turno das Eleições majoritárias de 2022.
O anúncio do apoio aconteceu após uma reunião online entre a alta cúpula do Partido, na manhã desta terça-feira; o ex-governador do Ceará e candidato à Presidência, Ciro Gomes, crítico dos modelos de gestão petista, também participou da reunião e aderiu à posição do PDT.
Horas após a declaração de apoio à Lula, do Partido Democrático Trabalhista, Ciro Gomes publicou um vídeo nas redes sociais, na sua fala, o Candidato afirmou: “Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias”.
Ciro continua e declara que: “ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.”
Ao finalizar, Ciro diz: “ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar acompanhar de perto o dia a dia do governo que assumirá em janeiro. Assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para o nosso país”.
De acordo com informações, o Presidente do PDT, Carlos Lupi, supostamente perguntou à Presidente do PT, Gleisi Hoffman, se o apoio de Ciro Gomes a Lula seria bem aceito, dado os embates que os dois tiveram durante a Campanha, Gleisi supostamente afirmou que o apoio aberto de Ciro seria bem visto.
De acordo com interlocutores políticos, Lupi sugeriu a Gleisi que a Campanha do petista no segundo turno siga três propostas do pedetista, sendo ela: o programa que prevê zerar dívidas do SPC; o plano de renda mínima; e, um projeto de educação em tempo integral.