Defesa Civil faz um resumo dos efeitos da chuva em 23 municípios do Paraná. Duas crianças desapareceram nas águas

Um novo boletim de ocorrências da Defesa Civil sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste, aponta 23 cidades atingidas por temporais, enxurradas e alagamentos.

Equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros trabalham ao lado das prefeituras em todas as cidades para minimizar os impactos para a população, com alojamentos e entregas de materiais. Até o momento são 4.392 pessoas diretamente afetadas, 428 casas danificadas, 100 desabrigados, 1.149 desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco.

Não há registros de mortos e feridos. As cidades com pessoas mais afetadas são Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Vitorino, São Miguel do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Pato Branco. Segundo o Simepar, no decorrer da noite desta terça as chuvas perderam força sobre grande parte do Estado.

No entanto, em algumas regiões ainda seguem ocorrendo, associadas a algumas descargas atmosféricas, como na divisa com o Mato Grosso do Sul e no Litoral.  Nesta terça-feira, de acordo com o instituto, choveu 135 mm em Clevelândia, 121,4 mm em Pato Branco, 116 mm em Dois Vizinhos, 119,6 mm em Francisco Beltrão, 80,4 mm em Guaíra, 93,2 mm em Palotina, 84,2 mm em Planalto, 86 mm em Toledo e 67,4 mm em Marechal Cândido Rondon.

Ainda de acordo com o Simepar, em Francisco Beltrão e Pato Branco as chuvas de outubro já ultrapassaram a média histórica do mês. Em Francisco Beltrão já são 287,6 mm em 11 dias, frente a uma média de 229 mm, e em Pato Branco as precipitações atingiram 263,2 mm (média de 233 mm).

BARRAGEM NO SUDOESTE 

A Copel declarou, no início da noite desta terça-feira, estado de emergência na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, instalada no rio Chopim, entre os municípios de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida, região Sudoeste. As fortes chuvas que atingiram a região elevaram o nível do rio acima da capacidade máxima do reservatório. Equipes da Copel e da Defesa Civil orientam moradores a deixarem, preventivamente, locais próximos ao rio abaixo da barragem de Chopim I, pelo risco de inundação. 

Até esta terça-feira, o número de unidades sem luz nas duas regiões era de 6.522 unidades consumidoras. As equipes da companhia seguem trabalhando para atender mais de mil serviços emergenciais espalhados por diferentes municípios, como Cascavel, Santa Helena e Palotina, no Oeste, e Francisco Beltrão, Coronel Vivida e Salto do Lontra, no Sudoeste.

Em Pato Branco, 2 crianças desaparecem nas águas

Duas crianças estão desaparecidas após o carro da família ser arrastado por um córrego que transbordou devido à forte chuva que atinge a cidade de Pato Branco, a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Um casal e os filhos, um menino de apenas seis meses e uma menina de sete anos estavam no carro. O veículo passava por um córrego quando foi arrastado por causa da forte cheia.

“A família estava atravessando uma estrada de chão no fim da manhã de hoje, quando caiu dentro do córrego. As duas crianças chegaram a ser retiradas do veículo pelo pai, mas a forte correnteza acabou arrastando os filhos dele também. Como eles são pequenos, não conseguiram se agarrar em nada”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo