Gripe é responsável por 24,6% dos casos de hospitalização e se aproxima da Covid-19
Conforme o último Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgado hoje, 27 de outubro, o vírus Influenza A, ou, o famoso vírus da gripe, está próximo de superar o vírus SARS-CoV-2, o vírus da Covid-19, como principal causador de síndromes respiratórias agudas graves, as SRAG’s, no País.
Os dados apontam que, atualmente, o vírus da gripo responde por 24,6% das hospitalizações por síndrome respiratória viral, enquanto o novo coronavírus ainda predomina e é responsável por, ao menos, 26,4% dos casos que necessitam de hospitalização.
No boletim divulgado hoje, quando analisamos os desfechos fatais da SRAG, o SARS-CoV-2 continua a predominar, causando 77,8% das mortes, enquanto o Influenza A é responsável por 11,1%, e o VSR, por 1,6% dos casos que resultaram em óbito dos(as) pacientes.
A Fiocruz informa que São Paulo e o Distrito Federal seguem registrando o maior volume de casos de influenza nas últimas semanas; os pesquisadores também já identificam ligeiro aumento na presença do vírus da gripe nos estados da Bahia, de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Paraná.