Confira quail é o documento necessário para votar neste domingo de segundo turno
Qual documento o eleitor pode usar para votar? Para votar no dia 30 de outubro, data em que acontece o segundo turno das eleições de 2022, é necessário que os eleitores levem apenas um documento de identificação com foto, pois a apresentação do título eleitoral no dia da eleição não é obrigatória.
Na hora de votar, serão aceitos:
– carteira de identidade; – identidade social; – carteira de motorista com foto; – certificado de reservista; – carteira de trabalho; – passaporte; – identidade funcional emitida por órgão de classe.
Os documentos poderão ser utilizados mesmo que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, porém, não valem como prova de identidade na hora de votar.
E-Título e recadastramento
Há ainda a possibilidade de o eleitor votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.
A ferramenta criada pela Justiça Eleitoral permite que cidadãos apresentem apenas o perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e exercer o direito ao voto. Embora não seja necessário apresentar o título para votar, é importante saber qual é a seção eleitoral. A informação pode ser conferida pelo número do próprio título, por meio de consulta ao local de votação no portal do TSE ou pelo e-Título.
Caso a pessoa já tenha feito o cadastramento biométrico, com as impressões digitais, na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto, que facilita a identificação no momento do voto.
A imagem do eleitor só aparecerá se já tiver feito esse cadastro. Caso a fotografia não apareça, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.