Ministro da Saúde pede que pais e responsáveis vacinem crianças contra a poliomielite
Na noite do último domingo, 06 de novembro, o atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão pedindo para que pais e responsáveis vacinem as crianças contra a poliomielite.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação, que ocorreu entre os meses de agosto e setembro deste ano, atingiu menos de 70% do público-alvo, composto por crianças de zero a cinco anos de idade; a meta é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária em todo o País.
Queiroga disse: “Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis. Vacinem suas crianças contra a poliomielite. Não podemos negar esse direito ao futuro do nosso Brasil. Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais existe vacina”.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes.
De acordo com o Ministro a baixa taxa de vacinação contra a doença foi agravada pela pandemia de Covid-19; ele afirmou: “Há 32 anos a região das Américas é considerada livre da poliomielite, mas infelizmente as coberturas vacinais estão caindo no mundo, assim como no nosso Brasil”.
Finalizando o seu pronunciamento o Ministro Marcelo Queiroga afirmou: “as vacinas continuam disponíveis nos postos de vacinação. É possível sim atingir a meta. Para tanto, é necessário o engajamento dos gestores de saúde e da sociedade civil”.