Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro deixa o Brasil e viaja para os Estados Unidos
No início da tarde desta sexta-feira, 30 de dezembro, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, o PL, decolou de Brasília com destino a Orlando, nos Estados Unidos; o objetivo é passar um período sabático após os quatro anos de mandato no Palácio Alvorada, na capital nacional.
De acordo com informações, o ex-presidente viajou acompanhado da esposa e ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e auxiliares que vão virar assessores quando deixar de ser presidente neste domingo, 01 de janeiro de 2023; o voo decolou às 13h45 e o pouso está estimado para às 21h.
Com a viagem para Orlando, Bolsonaro deixa claro que não vai passar a faixa presidencial ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva; desde a criação da faixa, em 1910, essa será a décima vez em que o eleito, ou indicado a sucessão, não receberá a faixa presidencial.
Contudo, historicamente, essa é a primeira vez, desde a redemocratização do Brasil, ocorrida em 1988, que não haverá a passagem da faixa de m presidente eleito para outro; antes de viajar, o ex-presidente fez uma “liva de despedida” no Palácio do Planalto.
Durante a derradeira transmissão ao vivo, Bolsonaro afirmo que foi perseguido e criticou a Justiça Eleitoral e não quis se envolver com os atos realizados pelos apoiadores em frente aos quartéis; apesar disso, ele afirmou que os atos são espontâneos e não serão perdidos com o tempo.