Com foco em educação, Paraná estreita parcerias com Canadá
As novas oportunidades de parceria entre o Paraná e o Canadá foram o foco da visita de uma comitiva do Consulado Geral do Canadá a Curitiba nesta quarta-feira (06). O vice-governador Darci Piana recebeu, no Palácio Iguaçu, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron.
Durante o encontro, Piana ressaltou o esforço do Paraná em fomentar a área de inovação como forma de impulsionar seu desenvolvimento regional e sustentável, e apontou o Canadá como um parceiro estratégico para avançar nessa meta.
“O Paraná tenta ser o Canadá do Brasil. Nossa relação já é muito estreita: temos grandes acordos com as universidades estaduais e com a área de ciência e tecnologia, além de mantermos uma ligação com empresários de lá. Queremos ampliar nosso relacionamento, trazer novos investidores do país ao Canadá e promover novos negócios”, destacou.
“Nossas relações já são importantes, mas temos muitas oportunidades de crescer. O Paraná, como o Canadá, tem uma economia baseada em agricultura, tecnologia e inovação. Por isso temos muito a aprender um com o outro, muitas experiências a trocar, tudo em prol do desenvolvimento social e econômico das regiões”, ressaltou a cônsul-geral.
A reunião contou com uma apresentação dos sistemas de ensino básico e superior do Paraná, destacando investimentos em tecnologia e inovação nestas áreas, especialmente durante o período da pandemia. Possíveis parcerias na segurança pública também foram aventadas.
No ensino superior, já são 18 convênios firmados entre as sete universidades estaduais paranaenses e o Canadá, sendo a região do Québec a principal parceira.
“Realizamos intercâmbios tanto na parte científica quanto na parte de mobilidade acadêmica e docente, e temos ações como o Paraná Fala Idiomas, em que aplicamos uma metodologia canadense aos nossos estudantes das línguas inglesa e francesa”, apontou Luís Mascarenhas, coordenador de relações internacionais da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Segundo ele, uma das áreas de interesse para aproximação futura é de tecnologias de ensino a distância, que foi largamente adotada durante a pandemia. “Queremos estreitar nosso relacionamento nessa parte, além de ter um maior contato nas áreas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional, que serão muito importantes para a retomada econômica e retomada no ensino superior no Estado”, reforçou.
PRESENÇAS – Compareceram à reunião o diretor-geral da Secretaria estadual de Segurança Pública, coronel João Alfredo Zampieri; o diretor de Educação da Secretaria de Educação, Roni Miranda Vieira; o chefe do escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud; o vice-cônsul, Anita Baidwan; o chefe do escritório comercial do Canadá em Porto Alegre, Paulo Orlandi; e a assessora do escritório do Québec em São Paulo, Thaís Aun.