Retrospectiva mês de Março 2021

MARÇO
? O mês de março começou com 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal com ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19 em mais de 80%, sendo que dez estavam com ocupação acima de 90%.

Com o avanço da pandemia, a busca por mais imunizantes se intensificou. Governadores de 18 estados e do Distrito Federal visitaram as instalações da União Química, que seria responsável por produzir a vacina e pediram celeridade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação do imunizante.

Por parte do Governo, foi sancionada a lei que autorizava a União a aderir à estratégia Covax Facility, aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada para aquisição e distribuição de vacinas a diversos países. Março também foi o mês da primeira vacinação em massa contra o coronavírus.

A escolhida foi a cidade de Serrana-SP. A população participou de estudo clínico do Instituto Butantan para medir a eficácia da CoronaVac contra a disseminação do novo coronavírus. E no fim do mês – mais precisamente no dia 23 – o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deixou o cargo. No lugar dele, assumiu o médico cardiologista Marcelo Queiroga. O novo Ministro destacou a importância de a população se engajar nas medidas de prevenção à Covid-19, incluindo o uso de máscaras e distanciamento social.

? Logo no início do mês, o Presidente Jair Bolsonaro zerou a alíquota PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha com o objetivo de diminuir os tributos sobre esses itens e, dessa forma, tentar conter o avanço dos preços. No dia 16, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) decidiu incluir a Eletrobras, os Correios e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Programa Nacional de Desestatização (PND).

? No início do mês, no dia 4, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado a mais dez anos de prisão, que se somaram a 332 anos de reclusão por crimes de fraudes investigados pela Operação Lava Jato. No mesmo dia, outro ex-governador do Rio, Antony Garotinho, teve a pena aumentada e se tornou inelegível por oito anos. No dia 8, o Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato. O Ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações.

? Também em março, o Presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional a medida provisória que institui o Auxílio Emergencial 2021, para atender à população mais vulnerável. O texto prevê o pagamento de quatro parcelas mensais de R$ 250, em média.

? E ainda em Março…
? A 2ª Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, que o ex-juiz Sergio Moro agiu parcialmente ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.
? Em movimento considerado inédito, após a demissão do Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva no dia anterior, o Presidente Jair Bolsonaro se antecedeu aos pedidos de demissão e demitiu os três chefes das Forças Armadas do Brasil: Edson Pujol (Exército), Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) e Ilques Barbosa Junior (Marinha).
? O Papa Francisco chega ao Iraque para a primeira visita de um papa ao país.
? A Suíça aprova, em referendo, a proibição do uso de burcas em seu território nacional, e torna-se o sétimo país europeu a fazê-lo.
? Jeanine Áñez, ex-presidente da Bolívia, é presa em Trinidad, acusada de conspiração e terrorismo durante a crise política no país, em 2019.
? O Ever Given, um navio porta-contêineres, encalha no Canal de Suez no Egito, causando um congestionamento naval, e, consequentemente, uma interrupção significativa do comércio global.

Ferroviária conquista o título da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino de 2020, vencendo o América de Cali no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, pelo placar de 2×1.
? Palmeiras é campeão da Copa do Brasil de 2020, vencendo o Grêmio por 1×0 na Arena do Grêmio e por 2×0 no Allianz Parque.

Fonte
EBC / Wikipédia

Departamento de Jornalismo

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor. A Tribuna de São José tem o compromisso de levar a informação através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo