Com formação de policiais, equipe da ROTAM deve ser reforçada, em Guaratuba
Na manhã de sexta-feira (27), foi realizada a cerimônia de formatura dos novos integrantes do Pelotão de Rondas Ostensivas Tático Móvel do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na sede da Unidade, localizada na Rua Domingos Peneda, em Paranaguá.
O ato aconteceu às 8 horas, durante o hasteamento da Bandeira Nacional, e contou com a participação do Comandante da OPM (Organização Policial Militar), Tenente-Coronel Durval Tavares Junior, do Subcomandante, Major Cristiano Stocco Rosa, Oficiais, Praças e familiares que acompanharam os formandos.
O treinamento teve início no dia 4 de abril e, após a aplicação de 200 horas-aulas, dentre disciplinas teóricas e práticas, foi concluído com êxito na madrugada desta quinta-feira (26), com a realização de atividades finais voltadas a testar os conhecimentos obtidos durante as instruções. Os estagiários foram experimentados em duas situações distintas, que simularam uma atividade de controle de distúrbio civil, e uma ocorrência de roubo a carro-forte.
O treinamento contou com um coletivo de 17 matérias específicas para o exercício das funções policiais militares em uma equipe especializada ROTAM. Disciplina, ímpeto, esforço físico e psicológico foram as palavras de ordem para a capacitação dos militares estaduais que participaram da formação.
Guaratuba irá receber quatro deles para compor mais uma equipe da ROTAM da 3ª Cia da PM. Eles atuarão especialmente no combate ao tráfico de drogas, roubo e demais crimes violentos, ou de grande vulto, que possam sobrevir à região, incrementando o policiamento convencional e, desta forma, melhorando a segurança e a qualidade de vida dos moradores e turistas que convivem no Litoral do Estado.
A Rondas Ostensivas Tático Móvel, conhecida como ROTAM, é um grupo especializado de elite da PMPR, e tem por característica marcante abordagens mais rápidas e enérgicas.