Atraso na liberação do Auxílio Brasil pode forçar o governo a liberar uma nova prorrogação do auxílio emergencial
O fim do Auxílio Emergencial parecia certo, principalmente após a confirmação do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família pelo Governo. Contudo, devido a alguns problemas e atrasos quanto ao novo programa, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, apontou para uma possível nova prorrogação do auxílio emergencial fora do teto de gastos.
Nesta semana o governo finalizou o pagamento do auxílio emergencial para os inscritos do Bolsa Família nesta sexta-feira (29), assim como encerra neste domingo (31) o pagamento para o público geral em conta poupança social digital.
Assim, teremos agora apenas a liberação do calendário de saque em espécie da última parcela do benefício para o público geral inscrito via aplicativo, site e CadÚnico que não recebe o Bolsa Família.
Porém, como divulgado pelo ministro da Casa Civil, uma nova prorrogação do auxílio emergencial pode ser liberada caso a PEC dos precatórios não seja aprovada.
A PEC em questão aumentará o orçamento do governo para conseguir realizar o pagamento do Auxílio Brasil no valor divulgado pelo governo de média de R$ 400.