Comércio de Curitiba pode funcionar até mais tarde a partir da próxima semana
Com o 13º salário (ou ao menos uma parcela dele) em breve caindo na conta dos trabalhadores, os curitibanos estarão logo, logo com o bolso reforçado. E o comércio de rua da capital paranaense, aproveitando essa renda a mais entrando e a proximidade do período de festas, passará a funcionar em horário estendido a partir do dia 1º de dezembro, a quarta-feira da próxima semana, com as lojas podendo ficar abertas até mais tarde – o chamado ‘horário natalino’.
No ano passado, primeiro ano da pandemia, o comércio de rua foi seriamente afetado por causa da circulação restrita em Curitiba.
Conforme estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho celebrado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba (Sindicom) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas), a partir do próximo mês as empresas poderão trabalhar, de segunda a sexta-feira, até às 22 horas. Já nos sábados (dias 4, 11 e 18 de dezembro) o horário será até 21 horas e, nos domingos (5, 12 e 19 de dezembro), das 10 às 19 horas.
O horário natalino de funcionamento do comércio, que consta nas cláusulas trigésima e trigésima primeira do acordo registrado junto ao Ministério do Trabalho, estabelece ainda que as empresas deverão respeitar a jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais dos trabalhadores, com a possibilidade de duas horas extras diárias em dias úteis. Já aqueles empregados que trabalharem nos dias 12 ou 19 de dezembro (ou em ambos) terão folga a título de compensação entre o final de fevereiro e o começo de março do próximo ano.
Véspera de Natal
No dia 24 de dezembro, uma sexta-feira e véspera de Natal, o horário de funcionamento do comércio curitibano será das 9 horas às 18 horas. É o mesmo horário que já havia sido estabelecido para a data no final de 2019, enquanto no ano anterior (2018, quando a véspera de Natal caiu numa segunda-feira) o funcionamento do comércio foi das 9 às 21 horas.
Quase normal
Com Curitiba tendo superado a marca de 80% da população já vacinada contra a Covid-19 (considerando aqueles que tomaram ao menos uma dose do imunizante) e a gradativa e já expressiva queda no número de casos novos e óbitos causados pela doença pandêmica, a expectativa é que o consumidor vá às compras neste Natal, já num movimento de ‘retorno à normalidade’.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, identificou que 77% dos consumidores devem comprar presentes neste ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia.
Apesar deste otimismo, a recomendação ainda é para que se mantenham os cuidados sanitários, como o uso de máscara, álcool gel e se possível, evitar as aglomerações nas lojas e centros de compras.
Dicas para um fim de ano e período de compras seguro
– Como já é tradição, o período de final de ano terá policiamento preventivo reforçado nas ruas de Curitiba, provavelmente com operações sendo lançadas em breve tanto pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) como pela Guarda Municipal (GM) de Curitiba.
– Ainda assim, é importante que os cidadãos também estejam atentos e tomem atitudes simples para evitar ocorrências de furto ou até mesmo assaltos no período de festas, tendo em vista que, via de regra, quem comete esse tipo de infração costuma tentar se aproveitar de vítimas mais desatentas ou vulneráveis para praticar crimes.
– Por isso, quando for às compras não carrega grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade, procure guardar de modo seguro e discreto. – Também esteja atendo à movimentações como empurrões e esbarrões e, ao perceber a presença de pessoas em atitudes suspeitas, afasta-se do local e acione a polícia (via 190, por exemplo).
– Se estiver carregando uma bolsa, segure-a firmemente entre o braço e o corpo ou carregue à frente do corpo. Também evite falar ao celular em locais com grande aglomeração de pessoas e evite carregar muitos pacotes ou sacolas pra não chamar a atenção e tentar ter uma das mãos livres. Além disso, prefira também fazer as compras sempre acompanhado, especialmente se for comprar muitos volumes ou presentes de maior valor.
– Não utilizar fones de ouvido enquanto estiver andando na rua.
– Não ostentar joias nestas ocasiões