Receita Federal libera consulta ao 2° lote de restituição do Imposto de Renda

Na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, a Receita Federal abriu as consultas, para a população em geral, referente ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física, o IRPF, referente ao ano de 2022.

Este lote também contempla àquelas restituições residuais dos exercícios dos anos anteriores; conforme os dados da Receita Federal, ao todo, no Paraná foram contemplados 253.585 contribuintes, com um valor total de crédito que gira em torno de R$ 295.730.798,52.

Do montante total de contribuintes contemplados, 9.458 são referentes às restituições residuais; de acordo com o Fisco, o crédito residual a ser pago neste lote é de R$ 8.891.092,84; e, de acordo com a Receita, os valores serão creditados no dia 30 de junho, na conta bancária informada na Declaração de IR daqueles que foram contemplados.

O contribuinte que deseja saber se foi contemplado neste lote de restituições deve acessar o site da Receita Federal, clicar no item “imposto de renda” no menu inicial, depois em “consultar restituição” e informar os dados necessários na plataforma.

A página da Receita Federal apresenta orientações para os contribuintes, bem como todos os canais de prestação de serviço que permitem uma consulta simplificada ou até mesmo uma consulta completa da situação da declaração do contribuinte, através do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

O contribuinte que identificar alguma pendência na sua declaração, é possível realizar uma retificação da declaração, corrigindo as informações que porventura estejam de alguma maneira incorretas; além disso a Receita também disponibiliza um aplicativo que possibilita o usuário realizar diversas consultas.

Departamento de Jornalismo

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor. A Tribuna de São José tem o compromisso de levar a informação através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo