DER-PR começa obras de conservação da PR-405, entre Guaraqueçaba e Antonina
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou os trabalhos de conservação da PR-405, rodovia não pavimentada entre Guaraqueçaba e Antonina, no litoral do Paraná. A PR-405 tem extensão total de 76,7 quilômetros e inicia dentro de Guaraqueçaba, na Avenida Ararapira, e vai até o entroncamento com a PR-340, em Antonina, na localidade Cacatu.
Devido ao volume de chuva nos últimos dias, foi iniciado um serviço com aberturas de valas laterais para drenagem de água e secamento da pista. Também está previsto o patrolamento à medida que a estrada estiver mais seca e em condições técnicas apropriadas, além do revestimento primário nos pontos com necessidade mais urgente.
O contrato de conservação tem prazo até agosto de 2024 e prevê ainda serviços como conformação do subleito, regularização do leito da rodovia com motoniveladora, cascalhamento, execução de bueiros de concreto e demais soluções de engenharia. O investimento na obra é de R$ 6.346.712,00, recursos do Tesouro do Estado.
Benefício para moradores e turistas
A obra vai beneficiar os quase 8 mil moradores de Guaraqueçaba, que possui uma rara beleza natural, ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar. A preservação do meio ambiente e as características físicas da região fazem da cidade um lugar ideal para os adeptos do turismo ecológico.
O público pode visitar reservas naturais, já que a região é considerada um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo. Guaraqueçaba abriga o Parque Nacional de Superagui, que tem cerca de 34 mil hectares, em uma área de Mata Atlântica declarada Sítio do Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela Unesco.
O Parque engloba as ilhas das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho, além de quase a totalidade da Ilha de Superagui.