Governo do Paraná reforça limpeza e coleta de lixo na Ilha do Mel durante a temporada
O aumento expressivo no fluxo de turistas durante a alta temporada na Ilha do Mel gera uma demanda de coleta de lixo difícil de ser administrada apenas pela Prefeitura de Paranaguá. Para resolver o problema, o Governo do Estado atua como parceiro durante o verão.
Segundo a gerente de Bacias Hidrográficas do Instituo Água e Terra, o IAT, Danielle Tortato, “todos os anos o Governo do Estado dá um suporte aos municípios do Litoral do Paraná por conta do aumento temporário da população na região, que chega a triplicar no verão”.
Na Ilha do Mel, a gestão de resíduos é especialmente complexa devido à logística necessária no local, onde não circulam veículos e existem diversas trilhas, por isso, o contrato gerido pelo Instituto Água e Terra envolve o serviço de 30 pessoas contratadas temporariamente pela empresa vencedora da licitação, que trabalham em dois turnos, divididas entre as localidades de Encantadas e Nova Brasília.
Cada equipe conta com dois carrinhos elétricos, que tornam o processo de coleta, transporte e depósito do lixo orgânico e reciclável mais eficiente, os resíduos são temporariamente acondicionados nas chamadas áreas de transbordo, de onde são levados para o continente por embarcações específicas para posterior tratamento e destinação final feita pela Prefeitura de Paranaguá.