Instituto afirma que Litoral Norte de Santa Catarina tem 14 pontos impróprios para banho
No início desta semana, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o IMA, divulgou o relatório de balneabilidade das praias do Estado; conforme os dados divulgados, 80,2% dos pontos analisados no estado estão próprios para banho; dos 61 locais analisados, apenas 14 estão impróprios para banho.
De acordo com informações, o Instituto considera que um ponto é apropriado para banho quando 80% ou mais, de um conjunto de amostras coletadas, nas últimas cinco semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Ainda conforme informações, o ponto é considerado impróprio para banho quando em mais de 20% do conjunto de amostras coletadas o valor, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros, ou então, quando na última coleta o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Conforme o relatório, o Município de Itapema é o que mais acumula pontos impróprios para banho, o IMA afirma que cinco locais não apresentam condições para banho, sendo eles os pontos na praia de Itapema em frente às Ruas 113, 149, 319 e 163, além da rua Rua 129 E 1, ao sul do rio Bela Cruz.
No Município de Penha, foram registrados três pontos na praia da Armação do Itapocoróy, um deles é conhecido como praia do Quilombo, outro local fica na altura da rua Blumenau, número 5450, na praia da Fortaleza e o terceiro ponto impróprio está na rua Maria Emília Costa.
Em Porto Belo, outros dois pontos impróprios para banho foram registrados na praia do Perequê, na altura das ruas Rubens Alves e Almirante Fonseca Neves; já em Balneário Camboriú também há dois locais onde o banho não é recomendado, sendo eles a Lagoa de Taquaras e o pontal Sul, próximo à Rua 4900; na praia de Navegantes, na foz do rio Gravatá, também a água não está própria para banho.