Jubileu de 60 anos da Diocese de Paranaguá será realizado no dia 23, no Mega Rocio
Durante a tarde deste sábado, 23 de julho, pessoas vindas de Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, virão a Paranaguá, para reunir-se com os fiéis da cidade e comemorar com apresentações culturais e uma missa em ação de graças, os 60 anos de criação da Diocese de Paranaguá.
Dom Edmar Peron, bispo diocesano falou um pouco mais sobre o significado e a importância deste evento.
“Os jubileus estão ligados às pessoas, às instituições, às próprias comunidades eclesiais, um exemplo é o jubileu do matrimônio, 10, 25, 50, 60 anos; o jubileu de fundação de um município; o jubileu de uma paróquia. Nós estamos por celebrar o jubileu da criação da diocese de Paranaguá, nos seus 60 anos. O Papa João XXIII desmembrou toda a diocese de Paranaguá, da arquidiocese de Curitiba, criando-a no dia 21 de julho de 1962, e concedendo-lhe por primeiro bispo, Dom Bernardo José Nolker.
Os jubileus têm um fundamento bíblico. O antigo testamento está permeado de muitas indicações sobre o jubileu. Para o povo da bíblia é o momento de renovação das pessoas e das comunidades. A renovação da vida das pessoas, por exemplo, se dava quando quem era escravo deveria ser libertado. A comunidade, a sociedade, as pessoas que tinham perdido as suas terras, podiam recuperá-las. Tudo isso com um significado teológico; as pessoas, a terra, tudo pertence a Deus, e não poderiam pertencer a ninguém, nós somos apenas cuidadores.”
Sobre o que as comunidades cristãs devem refletir de forma especial nessas comemorações?
Dom Edmar: Ao acender o Círio na noite da Páscoa, nós proclamamos que o tempo – e jubileu é a contagem do tempo – pertence a Jesus Cristo. Melhor dizendo: Ele é o nosso tempo; ele é o Alpha e o Ômega; o começo e o fim de todas as coisas; a Ele o tempo e a eternidade. Nós consagramos o tempo, isto é, o ano solar, como o nosso ano litúrgico, destacando os dias, meses e anos importantes para celebrarmos a nossa salvação já realizada em Jesus Cristo.