Orla de Matinhos recebe coqueiros e IAT explica porquê plantação foi feita antes do fim da obra
A obra de engorda da orla de Matinhos, no litoral do Paraná, continua avançando. Nesta semana, coqueiros foram registrados na faixa de areia. Segundo o Governo do Paraná, os coqueiros foram colocados onde ficarão agora, para continuidade da obra na calçada, onde eles estavam antes.
Os coqueiros foram colocados ao fim da faixa de areia, alguns já até maiores. Procurado, o Instituto Água e Terra (IAT) informou que os coqueiros avistados na praia de Caiobá foram “transplantados”.
Segundo o IAT, os coqueiros estavam na calçada e foram colocados onde, futuramente, serão plantadas as mudas nativas produzidas para o reflorestamento, parte da revitalização da Orla de Matinhos.
“Os coqueiros já habitam o Litoral do Estado há muitos anos, mas foram transferidos da calçada para este novo local, para que sejam realizadas as obras de construção de ciclovias e acessibilidade na calçada da Orla, conforme projeto executivo aprovado”.
No começo de agosto, a Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR) para suspender as obras de revitalização da orla de Matinhos, no Litoral do Estado.
Atualmente, a obra de engorda da Orla de Matinhos está na fase de construção do espigão do Pico de Matinhos, preparação da Orla e acompanhamento da estabilização da areia para a engorda.
Há previsão para que, na semana que vem, tenha retorno da draga ao Paraná. Apesar disso, ainda não foi oficializada uma data específica.