Primeiro debate presidencial tem troca de acusações sobre corrupção e defesa da mulher
Na noite do último domingo, 28 de agosto, aconteceu o primeiro debate presidencial com a participação de Jair Bolsonaro; Luiz Inácio Lula da Silva; Ciro Gomes; Simone Tebet; Felipe D’Avila e Soraya Thronicke; o evento foi realizado em formato de pool entre a Band, UOL, Folha de S. Paulo e TV Cultura.
Ao longo do primeiro debate presidencial, que durou 2h40min, os Candidatos e Candidatas discorreram sobre as suas principais propostas para o País, porém, não deixaram de lado as polêmicas com troca de acusações de corrupção, mentiras e proliferação de notícias falsas.
No primeiro bloco, os Candidatos e Candidatas à Presidência responderam a perguntas feitas por jornalistas da Band conforme sorteio definido anteriormente, após a rodada os(as) presidenciáveis foram para os confrontos diretos, neste, os Candidatos(as) puderam fazer perguntas para os adversários.
Nos confrontos diretos cada um teve um minuto para formular a pergunta; o Candidato(a) que respondeu teve o total de quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica enquanto aquele que perguntou teve o total de um minuto para realizar a sua réplica.
Bolsonaro questionou Lula sobre corrupção; Ciro questionou Bolsonaro sobre fome e miséria; D’Ávila questionou Ciro sobre educação e corrupção no MEC; Soraya questionou Tebet sobre saúde pública; Lula questionou d’Ávila sobre crescimento econômico e Tebet questionou Soraya sobre a educação.
No segundo bloco, os jornalistas que integram o pool de veículos fizeram perguntas para os(as) Candidatos(as) e escolheram quem comentaria as respostas; a primeira pergunta foi direcionada a Bolsonaro sobre os auxílios federais e o teto de gastos e o escolhido para comentar foi o Candidato Lula.
Na sequência da rodada de perguntas e comentarios, a questão sobre vacina foi direcionada para Ciro Gomes, com comentários de Jair Bolsonaro; Lula foi questionado sobre uma possível união com Ciro Gomes, o escolhido para comentar foi o próprio pedetista.
Simone Tebet foi perguntada sobre feminismo e escolheu Soraya para comentar; Felipe d’Ávila foi questionado sobre o deslocamento da produção de grãos enquanto Simone Tebet comentava; e, fechando o bloco, Soraya foi questionada sobre religião com comentário de Felipe d’Ávila.
O terceiro bloco do debate foi destinado a perguntas diretas entre os Candidatos e Candidatas; Tebet iniciou a rodada questionando Bolsonaro sobre falas machistas e ataques ao feminismo; Soraya questionou Lula sobre tributos federais e economia.
Na sequencia do penúltimo bloco, Ciro questionou Felipe d’Ávila sobre juros altos e dívidas no Serasa; Bolsonaro questionou Ciro sobre políticas para mulheres; Lula questionou Tebet sobre a pandemia de Covid-19 e Felipe d’Ávila questionou Soraya sobre o fundo eleitoral.
Ainda no terceiro bloco os Candidatos(as) responderam questionamentos programáticos, Ciro e Soraya responderam sobre armas; Lula e Tebet responderam sobre diversidade em cargos ministeriais; enquanto, Bolsonaro e Felipe d’Ávila responderam sobre violência contra a mulher.
O último bloco deste primeiro debate presidencial foi destinado às considerações finais.