Senador, deputado federal e estadual: você sabe quais são as funções de cada um deles?
Embora para as eleições de 2022 o principal cargo em disputa seja o de presidente do Brasil, outros candidatos deverão ser escolhidos. Entre eles, deputado estadual, federal e senador, representando o eleitor em diferentes pontos. Algumas pessoas podem não imaginar, mas estes cargos são tão importantes quanto o de presidente do país. Para entender qual a diferença entre os cargos de deputado e senador, conheça quais são as funções destes políticos e como eles atuam nas políticas públicas e ações do país.
Deputado estadual Quem ocupa o posto de deputado estadual é o representante da população de um estado que atua na Assembleia Legislativa. O deputado estadual tem como função legislar — propondo, debatendo e votando leis para seu estado, desde que elas não conflitem com leis municipais e federais — e fiscalizar o trabalho do governador. Esses políticos ocupam mandatos de quatro anos, com possibilidade de reeleição, e são eleitos com base no sistema proporcional. Em 2018, foram eleitos mais de 1000 deputados estaduais no Brasil.
Deputado federal O deputado federal é um cargo da política brasileira que atua como legislador, isto é, propositor de leis, e como fiscalizador das ações do Poder Executivo. É considerado o representante da população no Legislativo, sendo escolhido, pela população, via eleição, em sufrágio universal, com critério de eleição proporcional e que se baseia no quociente eleitoral Os deputados são eleitos para mandatos de quatro anos, mas podem ser reeleitos indefinidamente e atuam na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre suas funções, estão as proposições de leis, de medidas provisórias e de emendas constitucionais. Além disso, eles podem abrir investigações contra o governo por meio das CPI.
Senador Senador é um cargo da política brasileira que ocupa espaço no Legislativo Federal, representando a Câmara Alta do Congresso Nacional. Os senadores são eleitos, pelo voto popular, para mandatos de oito anos, e o critério utilizado é o do sistema majoritário, ou seja, é eleito quem obtiver mais votos. Os senadores têm funções parecidas com as dos deputados federais, mas, como ocupam a Câmara Alta, recebem mais responsabilidades. Entre essas funções estão, por exemplo, julgar o presidente por crime de responsabilidade ou aprovar (ou reprovar) indicações do presidente para determinados cargos de importância.