Alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de projetos da NASA

Na manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro, a Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná publicou um artigo informando que um grupo de estudantes do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, programará dispositivos que serão enviados à Lua, como parte da missão Artemis, da NASA.

A Secretaria afirma que os dez alunos são integrantes da Equipe de Ciências Espaciais Longe Lateqve e têm aulas de astronomia no contraturno, no planetário da escola e, ocasionalmente, no Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, em Campo Magro, na RMC.

A atividade será desenvolvida dentro do projeto de astronomia “Great Lunar Expedition for Everyone” da NASA em parceria com a Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos; a Secretaria afirma que o projeto abriu inscrições para equipes de estudantes de todo o mundo.

Conforme a Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná, foram selecionadas 212, sendo três brasileiras; de acordo com informações, além do grupo do CEP, também foram selecionados um da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos e outro da UnB (Universidade de Brasília).

Em novembro, os estudantes receberam da Universidade do Colorado uma caixa com os dois dispositivos a serem programados, chamados de LunaSats, eles são placas eletrônicas que farão a coleta de dados ambientais da superfície lunar.

De acordo com informações da a Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná, os objetos devem ser devolvidos aos Estados Unidos em 2023 e chegar à Lua em 2024, quando está programado o lançamento da segunda etapa do programa Artemis.

A equipe do CEP também participa de outro projeto International Astronomical Search Collaboration da NASA, por meio dessa iniciativa, cidadãos voluntários de todo o mundo podem monitorar o céu, analisando imagens capturadas pelo telescópio Pan-STARRS, situado no Havaí.

Estudantes da equipe participaram de um monitoramento em março deste ano, quando descobriram um asteroide; agora, 16 alunos participam de uma nova fase de monitoramento, analisando um pacote de 28 imagens cedidas pela NASA entre os dias 18 de novembro e 15 de dezembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo