Após aumento de casos de Covid-19 em Curitiba, Secretaria da Saúde recomenda uso de máscaras
Conforme a Secretaria da Saúde de Curitiba, de 6 a 12 de novembro, foram registrados 12.364 atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios, houve um aumento de 31% em relação à semana anterior, pois, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, foram registrados 9.434 atendimentos.
Sendo assim, diante do aumento de casos de síndrome respiratória, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba voltou a recomendar a necessidade do uso de máscara, vacinação e intensificação da testagem contra a Covid-19 na população da Cidade.
Ainda de acordo com informações da Secretaria, os indicadores pedem cautela e reforço das medidas de prevenção contra o novo coronavírus; pois, parte do aumento da demanda de casos de síndrome respiratória nas Unidades Básicas de Saúde está associada ao aumento de casos de Covid-19.
A Secretaria afirma que a taxa de positividade dos exames para covid subiu para quase 21% em novembro, em outubro ela estava em 7,3%; a média móvel de novos casos passou de 94 no dia 31 de outubro para 337 no boletim divulgado na última quarta-feira, 16 de novembro.
De acordo com informações, outro dado para prestar atenção é a taxa de retransmissão do vírus, ela indica o potencial de infectados por cada caso confirmado, a Secretaria afirma que atualmente a taxa está em 2,42, o que indica aceleração dos casos, pois, o ideal é que o indicador fique abaixo de 1.
Conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, o uso da máscara continua indispensável para pessoas com sintomas respiratórios que tenham necessidade de deslocamento ou em caso de contato com outras pessoas.
Além das regras de prevenção não farmacológicas, como reforço da higienização e uso de máscaras, a Secretaria de Saúde de Curitiba ressalta a importância de estar com o esquema vacinal contra a covid completo, pois, com o alto poder de mutação do vírus, as doses de reforço são essenciais.