Primeira escola brasileira de referência da indústria é inaugurada em São José dos Pinhais

A cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, se tornou sede da 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil, nesta terça-feira (9). O projeto tem como proposta o uso da metodologia STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro.

A iniciativa é da CNI – Confederação Nacional da Indústria, por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná.

“Receber a primeira Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil reflete o pioneirismo do nosso Estado na promoção de uma educação inovadora, reforçando também o compromisso do Sistema Fiep pela defesa da indústria, estabelecendo relações entre a evolução do setor industrial e da sociedade paranaense” explica Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep.

Com 4.614 m² de área construída, a nova unidade, que está instalada no complexo Afonso Pena do Sistema Fiep, já atende 430 alunos de Ensino Médio. Para o ano letivo de 2023, a estrutura da escola está organizada para atender até 1.092 alunos de Ensino Médio entre turmas no período matutino e vespertino. 

“Essa é uma educação totalmente inovadora, que faz com que os jovens e as crianças queiram estudar, aprender e adquirir conhecimento para a vida”, disse Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante evento de inauguração da Escola.

O espaço tem 14 salas de aulas temáticas, também denominadas de ambientes de aprendizagem, sendo 11 delas dedicadas exclusivamente para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, contando também com uma sala exclusiva para a prática da robótica educacional e cultura maker, utilizando, inclusive, a metodologia LEGO Mindstorm. 

“Acreditamos que entender as necessidades das juventudes, fortalecer seus processos de escolhas e de construção do conhecimento, bem como oferecer uma infraestrutura que favoreça o processo de aprendizagem, são fatores essenciais para uma educação de qualidade”, diz Sidinei Rossi, gerente executivo de educação do Sistema Fiep.

A nova Escola SESI de Referência da Indústria no Brasil foi criada com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro, trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico de ensino-aprendizagem. 

Por meio do estímulo à investigação, conexões de ideias e criação de possibilidades, os alunos são incentivados a apropriarem-se do caminho e do processo, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado pelo professor. 

“O STEAM é uma filosofia de educação que abrange habilidades e matérias de sala de aula, de uma maneira que se assemelha à vida real, possibilitando que o aprendizado seja realizado por meio de ferramentas práticas”, explica Paula Caroline Mendes, coordenadora de educação da Escola Sesi de Referência da Indústria, em São José dos Pinhais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo