Ministério da Saúde afirma que destinará 100 milhões em recursos para reconstrução de mamas de pacientes com câncer
Na última sexta-feira, 21 de outubro, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em coletiva de imprensa, informou que a Pasta destinará mais de 100 milhões de Reais para a realização de cirurgias de reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
De acordo com informações, a reconstrução de mamas para mulheres afetadas pelo câncer poderá ser feita pelo Sistema único de Saúde logo após a cirurgia de retirada do órgão, chamada mastectomia, caso não haja indicação contrária por parte da equipe médica.
O Instituto Nacional de Câncer, o Inca, estima que mais de 66 mil mulheres dever ser diagnosticadas com câncer de mama em 2022 no País, com um risco estima de 61,61 casos a cada 100 mulheres; segundo o Instituto, o câncer de mama corresponde a cerca de 28% dos novos casos da doença em mulheres, sendo a principal causa de mortes de mulheres no Brasil.
O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia como método de rastreamento para o câncer de mama, ou seja, exame de rotina, para mulheres sem sinais e sintomas na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.