Força Verde apreende palmito com origem duvidosa e clandestina em Guaratuba
Em ação de orientação e informação à possíveis pescadores amadores em rios inseridos em uma Unidade de conservação de Proteção Integral, os politiciais militares do 2º Pelotão Ambiental Força Verde de Guaratuba realizaram patrulhamento preventivo no Rio Boguaçu, Baía de Guaratuba, Mar da Sabelha e Cruzes.
Foram abordadas e vistoriadas, 10 embarcações nesta ação também teve como objetivo o patrulhamento na Baía de Guaratuba a fim de identificar redes armadas de forma irregular. Durante todo o patrulhamento não foi encontrado nenhum ilícito.
Palmito para comercializar de forma irregular foram apreendidos pela Força Verde
Dando continuidade aos trabalhos do 2º Pelotão de Polícia Ambiental FV de Guaratuba realizou bloqueio de via na Rod. PR 412, km 18,5.
Durante a ação a equipe abordou um veículo com características suspeitas e ao vistoriar o interior foi constatado a presença de 39kg de palmito industrializado, com características de pertencer a espécie juçara (Euterpe edulis), os quais estavam divididos em 21 vidros de 1,8kg (drenado) e 4 vidros de 300g (drenado).
Como o produto não tinha o Documento de Origem Florestal, todo o palmito, bem como, o veículo e mais 54 vidros vazios foram apreendidos. Foi lavrado Termo Circunstanciado de Infração Penal em desfavor do abordado, além de Auto de Infração Ambiental, pelo transporte irregular.
Os produtos apresentavam características de terem sidos envazados de forma clandestina e possivelmente seria entregue em restaurantes e pizzarias do município de Guaratuba. O valor da multa foi majorado em 50%, devido a espécie em questão ser considerada ameaçada de extinção, conforme Portaria MMA, nº 148/2022.
✅Resultados:
- Boletim de Ocorrência 2022/1046134
- 01 – AIA no valor de R$ 17.550,00
- 01 – Veículo apreendido
- 39kg de palmito com características de pertencer a espécie Juçara, apreendidos.
- 58 vidros vazios de 300g apreendidos
- 21 vidros de 3,1kg vazios apreendidos