PMs recebem Medalha de Sangue, Medalhas de Humanidade e Medalhas de Mérito do Batalhão de Litoral
Na manhã desta segunda-feira (19), aconteceu, na Sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), em Paranaguá, a Solenidade de Entrega de Medalha de Sangue, Medalhas de Humanidade e Medalhas de Mérito do Batalhão de Litoral.
A cerimônia começou às 9 horas, com a tropa em forma, e contou com a presença do Comandante do 9º BPM, Tenente-Coronel QOPM Durval Tavares Junior; do Secretário de Segurança Pública de Paranaguá, 2º Sargento Veterano João Carlos da Silva; do Comandante-Geral do Guarda Civil Municipal de Paranaguá, Leônidas Martins Junior; e demais Oficiais e Praças que atuam no Batalhão do Litoral.
Durante a solenidade, uma policial militar, Soldado QPM 1-0 Nayhara Cordeiro Cardoso, foi agraciada com a Medalha de Sangue, uma das condecorações mais importantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), criada pela Lei nº 1.943, de 23 de junho de 1954, cujo objetivo é condecorar militares estaduais que, em campanha ou em cumprimento da missão policial, foram acometidos por ferimentos de natureza grave.
Em seguida, três militares estaduais, Cabo QPM 1-0 Delmir Notte, Cabo QPM 1-0 Walisson Cesar A. Domingues e Soldado QPM 1-0 Adalton Cairquick da Silva, receberam a Medalha de Humanidade, honraria instituída pela Lei nº 2.744, de 31 de março de 1930, que é conferida aos policiais e bombeiros militares que, no cumprimento do dever, praticaram ato de heroísmo para salvar a vida de outra pessoa.
Por fim, 15 policiais militares, dentre eles o Secretário de Segurança Pública de Paranaguá, 2º Sargento Veterano João Carlos da Silva, receberam a Medalha de Mérito do Batalhão do Litoral, que é uma condecoração de caráter comemorativo, criada pela Portaria do Comando-Geral da PMPR nº 846, de 10 de outubro de 2013, publicada no Boletim Geral nº 195, cuja finalidade destina-se a agraciar aqueles que foram essenciais à consolidação e ao bom funcionamento do 9º Batalhão de Polícia Militar.
Após a Cerimônia de Entrega de Medalhas, o Comandante do 9º Batalhão assumiu a tribuna e trouxe uma mensagem de respeito e agradecimento aos militares estaduais agraciados, parabenizando-os pelas conquistas e pelos excelentes serviços prestados em prol da sociedade.