Retrospectiva mês de Julho 2021
JULHO
? O início do mês começou mostrando os resultados do avanço da vacinação com redução de mortes e ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) em queda. No dia 2, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que o número de óbitos por Covid-19 atingiu o mesmo nível de 9 de março de 2021.
? No dia 5, o Presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto prorrogando por mais três meses o pagamento do auxílio emergencial. Com isso, o benefício, que terminaria em julho, foi estendido até outubro.
? No primeiro dia do mês, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia ouviu o policial militar e vendedor autônomo Luiz Paulo Dominguetti. Ele foi convocado após conceder uma entrevista em que afirmou ter recebido uma proposta de propina para fechar contrato de compra de vacina contra a Covid-19, com o Ministério da Saúde. A proposta, segundo Dominguetti, era de US$ 1 pela venda de cada uma das 400 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. No dia 15, foi a vez do representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil, Cristiano Carvalho, citado por Dominguetti, prestar depoimento à CPI. Ele disse que foi procurado pelo então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, para tratar da compra de vacinas. No dia 7, Dias foi ouvido pela CPI e negou as acusações apresentadas por Dominguetti. O ex-diretor, no entanto, confirmou que recebeu e-mail da empresa que ofereceu a vacina indiana Covaxin. Porém, áudios vazados pela imprensa que mostravam uma conversa de Dominguetti com outra pessoa – na qual ele confirma o encontro com Dias no dia 25, quando ambos estiveram juntos no restaurante – levaram o presidente da CPI, Omar Aziz, a acusar Dias de perjúrio e prendê-lo por esse motivo. O ex-diretor só foi liberado somente no fim do dia mediante pagamento de fiança de R$1,1 mil. Como desdobramento das oitivas da CPI no mês de junho, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de inquérito sobre a suposta prática do crime de prevaricação do Presidente Jair Bolsonaro no caso da vacina indiana Covaxin. No dia 14, a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades foi ouvida pela CPI. Ela disse não haver ilegalidade na negociação da Covaxin. No dia anterior, amparada por habeas corpus do STF, Emanuela se recusou a responder aos questionamentos dos Senadores.
? No dia 4, o Papa Francisco passou por uma cirurgia para retirada de parte do cólon. No dia seguinte, o Vaticano divulgou que o pontífice estava em bom estado geral. A operação foi realizada para tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon, doença que faz bolsas sobressaírem da camada muscular do colón e a estreitarem. O pontífice deixou o hospital no dia 14.
? O Presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi brutalmente assassinado no dia 7. Depois disso, o país presenciou uma escalada da violência.
? No dia 8, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinou que o Governo retirasse as forças militares norte-americanas do Afeganistão até 31 de agosto.
? E ainda em Julho…
? O presidente Jair Bolsonaro é diagnosticado com uma obstrução intestinal e é internado em Brasília. Horas depois foi transferido para São Paulo para realizar novos exames.
? O cantor DJ Ivis é preso em Fortaleza-CE após a sua ex-esposa, Pamella Holanda, divulgar vídeos dela sendo agredida pelo artista em uma rede social.
? Um incêndio atinge um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
? Após quase seis anos fechado em reforma, o Museu da Língua Portuguesa é reinaugurado em São Paulo. O local sofreu um incêndio em 2015, que destruiu parte do prédio.
? Parte de um prédio em construção em Washington, D.C, capital estadunidense, desabou, tendo apenas cinco feridos.
? Uma onda de protestos após a prisão do ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deixam ao menos 70 mortos e centenas de presos.
? Cubanos iniciam uma série de protestos contra o regime comunista, a maior em 30 anos.
? Pedro Castillo é proclamado presidente eleito do Peru.
? Pirs, módulo da Estação Espacial Internacional, é descartado 19 anos após seu lançamento.
? Final da Copa América de 2021 teve a Argentina como campeã ao vencer o Brasil no Maracanã, quebrando um jejum de 28 anos sem títulos oficiais.
? Final do Campeonato Europeu de Futebol de 2020 (Eurocopa 2020), tendo a Itália como campeã.
? Início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, no Japão.
? Nas Olimpíadas de Tóquio, o potiguar Ítalo Ferreira conquista a primeira medalha de ouro do Brasil no surfe masculino, derrotando o japonês Kanoa Igarashi.
? Nas Olimpíadas de Tóquio, a paulista Rebeca Andrade se torna a primeira medalhista olímpica da ginástica feminina do Brasil, conquistando a medalha de prata.