Retrospectiva mês de Novembro

Presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que prevê que todas as famílias atendidas pelo Bolsa Família seriam migradas para o Auxílio Brasil automaticamente.

NOVEMBRO
? Logo no primeiro dia do mês foi alcançado novo marco no combate à pandemia de Covid-19: a média móvel de óbitos era a menor desde abril de 2020. Foram registrados 311,43 óbitos na média móvel de sete dias. No dia 15, o hospital referência do Rio de Janeiro no tratamento da Covid-19 zerou as internações. No dia 22, as mortes diárias por Covid-19, segundo a média móvel de sete dias, ficaram abaixo de 200. No fim do mês, o mundo voltou ao cenário de incertezas com uma nova variante do vírus: a Ômicron. Vinda da África, a nova variante preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS).

? O Governo anunciou que começaria a pagar o Auxílio Brasil em novembro deste ano. E no dia 11 o Presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que prevê que todas as famílias atendidas pelo Bolsa Família seriam migradas para o novo benefício automaticamente. Importante para viabilizar o pagamento do novo auxílio, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no dia 4. De lá, a PEC seguiu para o Senado. No dia 17, a Caixa começou o pagamento do Auxílio Brasil.

? O início do mês foi marcado por um leilão muito esperado, o da quinta geração de telefonia móvel, ou 5G. A faixa mais procurada foi arrematada, no dia 4, por Claro, Vivo e TIM. No total, o leilão arrecadou R$ 47 bilhões. O termo para concessão das frequências foi assinado no dia 7. De acordo com o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o leilão foi um dos processos licitatórios mais importantes do Governo Federal e o “maior certame de radiofrequências da América Latina”.

? No dia 8, 29 funcionários do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração ou dispensa do cargo em comissão ou função comissionada para os quais foram designados como titulares ou substitutos. Diante dessa situação, dúvidas se colocaram em relação à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Presidente Jair Bolsonaro garantiu que o exame seria realizado com tranquilidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a abrir um processo para analisar os problemas na gestão do Inep. A decisão foi pelo não afastamento do presidente do instituto, Danilo Dupas. As provas do Enem ocorreram de forma tranquila tanto no primeiro quanto no segundo dia de provas. O resultado será divulgado em fevereiro.

? No dia 9, o Deputado Federal Daniel Silveira teve a prisão relaxada. Silveira estava preso desde fevereiro por ameaçar juízes do Supremo Tribunal Federal (STF). Destino diferente teve Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, de 4 anos, morto em 8 março deste ano. O STF negou o pedido liminar de relaxamento de prisão preventiva dela.

? E ainda em Novembro…
? Casa de três andares desaba no Morro do Salgueiro, Zona Norte do Rio de Janeiro, matando uma pessoa e ferindo outras três.
? Operação policial do BOPE no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo-RJ deixa nove mortos.
? Abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida como COP26, em Glasgow, na Escócia.
? Wang Yaping torna-se a primeira mulher chinesa a realizar uma caminhada espacial durante a Shenzhou 13.
? Rússia destrói o satélite Kosmos 1408 durante o teste de uma arma antissatélite, cujos detritos espaciais levam à tripulação da Expedição 66 a abrigar-se nos módulos de retorno à Terra.
? Barbados se torna uma República nesta data, em seu 55º aniversário de independência.
? Palmeiras conquista a Copa Libertadores da América pela segunda vez consecutiva ao vencer o Flamengo na prorrogação pelo placar de 2×1 na final realizada no Estádio Centenario de Montevidéu.
? Botafogo conquista o Campeonato Brasileiro da Série B, vencendo o Brasil de Pelotas por 1×0 na 37ª rodada do certame.
? Corinthians conquista o título da Copa Libertadores de Futebol Feminino pela terceira vez, vencendo o Independiente Santa Fe por 2×0 na final realizada no Grand Parque Central, em Montevidéu.
? Athletico Paranaense conquista o título da Copa Sul-Americana ao vencer o Red Bull Bragantino pelo placar de 1×0 na final realizada no Estádio Centenario de Montevidéu.

Fonte
EBC

Departamento de Jornalismo

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor. A Tribuna de São José tem o compromisso de levar a informação através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo