Rio tem surto de gripe por falta de vacinas
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde (MS) confirmou o envio da remessa de 100 mil doses da vacina contra a gripe, nesta quarta-feira.
De acordo com o MS mais de 160 mil doses de vacinas contra a gripe devem ser enviadas ao Rio até o fim da semana. A imunização contra a doença está suspensa na capital desde a última sexta-feira por falta de doses. Nas últimas semanas, a cidade do Rio vive um surto de influenza, que causou um aumento de 400% no número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do governo estadual.
Segundo o Ministério da Saúde, a pasta está remanejando doses da vacina influenza de outros estados para atendimento da demanda do Rio.PUBLICIDADE
De acordo com a secretaria estadual de Saúde já foram vacinadas mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o Rio, mas deste total apenas 58,4% da população do público-alvo da campanha receberam o imunizante.
Com um surto de gripe, a cidade do Rio registrou, em um intervalo de duas semanas, mais que o dobro de pessoas com sintomas respiratórios leves. Dados do Painel Covid da prefeitura do Rio apontam que, na semana 45, entre os dias 7 e 13 de novembro, foram quase 12 mil casos. Já na semana epidemiológica 47, entre 21 e 27 de novembro, 25,7 mil cariocas começaram a ter sintomas de gripe, um aumento de 115%.
Saiba sobre a vacinação no estado do Paraná
O que é
A campanha de vacinação é promovida em todo Brasil. O objetivo é que pessoas mais suscetíveis à doença possam receber a vacina, que protege contra os três subtipos da gripe que mais circularam no ano anterior.
Quem deve tomar a vacina
Grupos prioritários:
- crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses
- gestantes
- mulheres que tiveram filho recentemente
- povos indígenas
- pessoas acima de 60 anos
- trabalhadores da saúde
- professores das escolas públicas e privadas
- portadores de doenças crônicas não transmissíveis
- população privada de liberdade
- funcionários do sistema prisional.
Onde tomar a vacina
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do Paraná, nos 399 municípios.
Como proceder para tomar a vacina
Vá diretamente às unidades de saúde.